Mercados e farmácias aderem à Nota Fiscal Paulista



Cronograma de implantação do programa chega ao final em maio

O mês de abril marca o começo da sétima etapa da Nota Fiscal Paulista, iniciativa de estímulo à cidadania fiscal do Governo do Estado que prevê a devolução de 30% do ICMS pago pelos consumidores nas compras. Depois de restaurantes, lanchonetes, livrarias, concessionárias de veículos e lojas de CDs, chegou a vez dos mercados, peixarias, açougues e farmácias.

Quem se alimentou fora de casa já deve ter notado a mudança. Na hora de pagar, o garçom pergunta se o consumidor deseja incluir seu CPF ou CNPJ na nota fiscal. Em caso positivo, dentro de um mês, o cliente terá de volta 30% do valor do ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) arrecadado com a compra. Para receber o dinheiro basta se cadastrar no site criado pela Secretaria Estadual da Fazenda (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br). Para mais informações basta ligar para 0800-170110.

Agora a mesma prática passa a valer em 16 tipos de estabelecimentos comerciais, de mercearias a hipermercados, de comércio de produtos farmacêuticos homeopáticos a medicamentos veterinários. O cronograma de implantação do programa chega ao final em maio, quando será a vez de lojas de tecidos e calçados aderirem à Nota Fiscal Paulista.

O consumidor tem até cinco anos para gastar o crédito obtido com o programa. Ele pode optar por recebê-lo em conta corrente, poupança, tê-lo creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa, devolvido em prêmios ou ainda usá-lo para reduzir o valor do débito do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A Secretaria Estadual da Fazenda tem registrado diariamente uma expressiva adesão ao programa. Nesta sexta-feira, 28, o placar do site da Nota Fiscal Paulista registrava 190.012 estabelecimentos cadastrados no programa, ao passo que a quantidade de notas ou cupons fiscais registrados apresentava 52.260.663 entradas.

Veja também:

Site do Nota Fiscal Paulista
 http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/

Perguntas Freqüentes sobre o programa
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/perguntas.asp

Lista de empresas já cadastradas no programa
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/lista_aprovacao.shtm

Cronograma do Nota Fiscal Paulista
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=90787

Manoel Schlindwein

(C.M.)



03/28/2008


Artigos Relacionados


Mercados e farmácias aderem à Nota Fiscal Paulista

Mercados e farmácias entram no Programa Nota Fiscal Paulista

Sistema eletrônico de autuações da Nota Fiscal Paulista garante cidadania fiscal

2.690 fornecedores da Nota Fiscal Paulista são autuados

Nota Fiscal Paulista dá desconto no IPVA

Nota Fiscal Paulista dá R$ 48 milhões em crédito