Mercosul é uma realidade e precisa ser fortalecido, desenvolvido e protegido, diz secretário



Na abertura do terceiro Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (3º Encomex Mercosul), realizada na manhã desta quinta-feira (1º) em Curitiba (PR), o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, afirmou que “o Mercosul é uma realidade e precisa ser fortalecido, desenvolvido e protegido”. Ele disse ainda que há 20 anos, antes dos acordos comerciais, “a pauta de exportação brasileira nos países do bloco econômico era fraca e tímida, e hoje é possível ver ganhos concretos”.  

“O Mercosul passou por crises, principalmente na sua primeira década de existência, quando os países enfrentavam inflação elevada e graves problemas sociais e institucionais internos. Essas dificuldades foram sendo superadas e hoje a integração comercial está avançada quando comparamos com outros blocos como, por exemplo, a União Europeia que tem 40 anos de existência”, avaliou Teixeira.

A secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Lacerda Prazeres, também esteve presente no evento e lembrou que, em 20 anos de Mercosul, o comércio intrabloco cresceu cerca de 800%, enquanto que, no extrabloco, o crescimento foi de aproximadamente 600%. “Não há dúvidas de que a geografia econômica desses países mudou com o Mercosul e, em um cenário de incertezas na Europa e nos Estados Unidos, a parceria comercial entre os países membros será estratégica para o nosso desenvolvimento”, disse Tatiana.


Encomex Mercosul

Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico.

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.

Saiba mais sobre o Encomex Mercosul.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



01/12/2011 18:21


Artigos Relacionados


Fogaça quer Mercosul fortalecido

LAMPREIA DIZ NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUE MERCOSUL DEVE SER FORTALECIDO

País desenvolvido precisa de classe média sólida, segundo ministro da SAE

Software desenvolvido pela Emater-DF será usado por vizinhos do Mercosul

Eduardo Lopes afirma que desenvolvimento sustentável precisa tornar-se realidade mundial

Portal do Mercosul já é realidade na Assembléia Legislativa