Fogaça quer Mercosul fortalecido
O senador José Fogaça (PPS-RS) apoiou a decisão do governo brasileiro de fortalecer o Mercosul. O tema foi debatido entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o argentino, Eduardo Duhalde, em recente encontro. Lula e Duhalde discutiram formas de ampliar o comércio da região, consolidando a retirada de taxas alfandegárias e criando uma moeda única, e a instituição do Parlamento do Mercosul.
Fogaça considera grave o atual momento vivido pelo bloco. Segundo ele, se a inflação, a dívida pública e a política cambial não estiverem dentro de um sistema equilibrado entre os países-membros, a situação do Mercosul poderá complicar-se:
- Sem equilíbrio, todo o processo de integração começa a entrar em decadência, apesar de todos os esforços internos do sistema industrial em aperfeiçoar a sua capacidade produtiva, ganhar competitividade, melhorar a qualidade do produto e reduzir preço. As políticas tributárias internas, por mais que queiram favorecer a integração, acabam se tornando quase inócuas ou até inúteis, se essas variáveis importantes - que são política monetária, taxa de juros, moeda e câmbio - não tiverem um mínimo de harmonia - disse.
15/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercosul é uma realidade e precisa ser fortalecido, desenvolvido e protegido, diz secretário
LAMPREIA DIZ NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUE MERCOSUL DEVE SER FORTALECIDO
FOGAÇA: DE LA RUA ESTÁ LIDERANDO O MERCOSUL
FOGAÇA : MERCOSUL PRECISA DE UNIFORMIZAÇÃO ESTATÍSTICA
Fogaça analisa reunião dos chefes de estado do Mercosul
Fogaça cumprimenta Requião por debate na Comissão do Mercosul