Mesa decide enviar recurso de Expedito Júnior à CCJ



A Mesa do Senado, reunida na tarde desta terça-feira (3), decidiu enviar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o recurso impetrado pela defesa do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de cassar o mandato do parlamentar por abuso de poder econômico e compra de votos na campanha de 2006.

Lido em Plenário na última quinta-feira (29), o Ofício 1426 do STF determinou à Mesa do Senado Federal "que cumpra imediatamente a decisão da Justiça Eleitoral, dando posse ao impetrante Acir Marcos Gurgacz, na vaga do senador Expedito Gonçalves Ferreira Júnior (PSDB-RO), cujo registro foi cassado pela Justiça Eleitoral".

De acordo com o presidente José Sarney, contrário à decisão da Mesa, os membros do colegiado alegaram a necessidade de cumprimento de todo o rito processual. Ele explicou que, pelo Regimento Interno do Senado, para que a Mesa possa dar posse ao segundo colocado, Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO), o recurso da defesa de Expedito precisa antes ser apreciado pela CCJ.

A posse de Gurgacz estava agendada para as 17h desta terça-feira. De acordo com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os advogados do partido estudam a elaboração de uma petição para pedir a prisão dos membros da Mesa, que, a seu ver, estaria atropelando uma decisão da Corte máxima do país.



03/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam condena decisão da Mesa de enviar recurso de Expedito Júnior à CCJ

Sarney: recurso à CCJ contra cassação de Expedito será devolvido à Mesa

TSE rejeita recurso de Expedito Júnior contra cassação do mandato

Expedito Júnior formaliza desistência de recurso contra posse de Gurgacz

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética terceira representação contra Renan

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética quarta representação contra Renan Calheiros