Sarney: recurso à CCJ contra cassação de Expedito será devolvido à Mesa
O presidente do Senado, José Sarney, disse, em entrevista na tarde desta quarta-feira (4), que, em sua opinião, a situação do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) "já está determinada". Sarney informou ter conversado com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre o assunto. Este teria lhe informado que na próxima quarta-feira (11) deverá devolver à Mesa o recurso de Expedito contra a perda do seu mandato.
A perda do mandato é a consequência prática da cassação do registro da candidatura de Expedito ao Senado nas eleições de 2006 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do TSE, entendendo que o então candidato comprou votos para chegar ao Senado. A corte máxima do país determinou, então, ao Senado, dar posse ao segundo colocado na eleição, Acir Gurgacz (PDT-RO).
Sarney, que havia falado sobre o tema pela manhã, voltou a manifestar agora à tarde sua posição contrária à decisão da Mesa do Senado de enviar à CCJ o recurso de Expedito.
- Decisão da Justiça é para ser cumprida. Lamento que isso tenha acontecido. Sempre preguei a harmonia entre os Poderes - disse Sarney, acrescentando que Demóstenes tem a mesma interpretação.
Em recurso acolhido pela Mesa na terça-feira (3), a defesa de Expedito argumentou que o Regimento Interno do Senado e a Constituição Federal lhe assegurariam o direito de defesa mesmo com a decisão do Supremo.
O senador Demóstenes Torres marcou para a próxima quarta-feira a reunião para o julgamento do recurso de Expedito contra sua cassação.
Raíssa Abreu / Agência Senado
04/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
TSE rejeita recurso de Expedito Júnior contra cassação do mandato
Mesa considera "incabível" recurso contra arquivamento de representações envolvendo Sarney
Mesa decide enviar recurso de Expedito Júnior à CCJ
Cristovam condena decisão da Mesa de enviar recurso de Expedito Júnior à CCJ
Mesa decide submeter à CCJ decisão sobre a cassação de Expedito
Expedito Júnior deve recorrer ao STF contra cassação