Mesa decide pela continuação da perícia nos documentos de Renan
A Mesa do Senado acatou a solicitação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa para que se encaminhe à Polícia Federal o pedido de perícias adicionais em documentos apresentados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Tião Viana (PT-AC), que presidiu a reunião da Mesa, entregou esse pedido ao Ministério da Justiça, a quem a Polícia Federal está subordinada, ainda na tarde desta terça-feira (17).
- É a decisão que nós esperávamos - declarou o senador José Nery (PSOL-PA), cujo partido é o autor da representação contra Renan, suspeito de ter despesas pagas por um funcionário da construtora Mendes Júnior.
Segundo Tião Viana, vice-presidente do Senado, a decisão da Mesa foi unânime. Ele disse ainda que não houve qualquer alteração na solicitação apresentada pelo Conselho de Ética nem foi apresentado pedido de vistas durante a reunião.
Ao ser questionado sobre a razão do envio do pedido ao Ministério da Justiça, e não diretamente à Polícia Federal (órgão vinculado àquela pasta), Viana respondeu que "o Senado se reporta ao ministro de Estado, e então o ministro, naturalmente, imediatamente determinará o cumprimento da solicitação à Polícia Federal".
O senador César Borges (DEM-BA) afirmou que a decisão quanto ao encaminhamento "não está nas mãos do ministro da Justiça [Tarso Genro], pois ele tem a obrigação constitucional de dar prosseguimento [às investigações] e atender à solicitação do Senado".
Na reunião desta terça-feira, a Mesa foi composta por Tião Viana, que presidiu a reunião, substituindo Renan Calheiros; Efraim Morais (DEM-PB); Gerson Camata (PMDB-ES); César Borges (DEM-BA); Magno Malta (PR-ES); Papaléo Paes (PSDB-AP); Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Também estiveram presentes, mas sem participar da votação, a presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena; o advogado de Renan, Eduardo Ferrão; o senador WellingtonSalgado (PMDB-MG); e a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS).
17/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesa decide nesta terça-feira se solicita perícia nos documentos de Renan
Presidente e relatores do Conselho de Ética pedirão continuação da perícia em documentos apresentados por Renan
Mesa recebe pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan
Conselho de Ética entrega à Mesa pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan
PF diz que poderá fazer perícia em documentos de Renan em 20 dias
Jucá diz que Renan tem interesse em submeter documentos à perícia