Mesa do Senado analisa proposta de nova tramitação para vetos presidenciais



Chegou à Mesa do Senado nesta quarta-feira (20) projeto de resolução que muda a contagem do prazo de tramitação dos vetos presidenciais. Pela proposta, aprovada pela Mesa da Câmara também nesta quarta, o prazo de 30 dias para análise dos vetos pelo Congresso Nacional começará a contar a partir do seu recebimento, e não mais da sua leitura no Plenário do Congresso. Passados os 30 dias, a pauta do Congresso ficaria completamente trancada.

O projeto, apresentado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, precisa agora ser aprovado pela Mesa do Senado, para em seguida ser apreciado no Plenário do Congresso.

A proposta havia sido discutida entre o presidente da Câmara e o presidente do Senado, Renan Calheiros, em encontro na semana passada. Henrique Alves reconheceu no encontro que o Parlamento tem “parte de culpa” no acúmulo de mais de 3 mil vetos sem apreciação, uma vez que o Congresso não apreciava os vetos presidenciais. A medida seria então uma forma de “respeito ao povo brasileiro”.

De acordo com a Constituição, o veto presidencial deve ser apreciado em 30 dias. O Regimento Comum, tanto da Câmara como do Senado, determina que esse prazo seja contado a partir do momento em que o veto é lido no Plenário do Congresso.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que agiliza tramitação de vetos presidenciais

Renan e Alves tratam de nova proposta para análise dos vetos presidenciais

Congresso analisa nesta quarta 13 vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo

Oposição protesta contra manutenção de vetos presidenciais e pede nova votação

Senado e Câmara reúnem-se nesta quarta para analisar 1.012 vetos presidenciais

Renan anuncia reunião com líderes do Senado e da Câmara para tratar de vetos presidenciais