Mesa examina pedido de informações sobre presença de Rosemary em viagens oficiais de Lula
Pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as atividades do gabinete regional da Presidência em São Paulo está na pauta da reunião da Mesa do Senado, marcada para esta terça-feira (18) às 15h.
No requerimento, o senador Mário Couto (PSDB-PA) pede que Gilberto Carvalho explique, por exemplo, quais as atribuições que justificam a manutenção de uma representação do gabinete da Presidência da República em São Paulo.
O parlamentar quer saber ainda quem solicitou e quem autorizou o passaporte diplomático de Rosemary Nóvoa Noronha e quais as justificativas para sua emissão. Além disso, indaga quantas e quais foram as viagens feitas para o exterior, com caráter de visita oficial ou visita de Estado, pelo presidente da República entre 2003 e 2006 que tiveram a participação de Rosemary.
Na justificativa, Mário Couto explica que o pedido foi motivado por reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, em sua edição de 27 de novembro, intitulada “Ex-assessora de Lula indiciada pela PF teve passaporte especial”, mostrando que a ex-chefe de gabinete, Rosemary de Noronha, possuía passaporte especial e acompanhou o ex-presidente Lula em diversas viagens internacionais nos últimos anos.
O relator do requerimento, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), recomenda sua aprovação em razão de os fatos referidos inserirem-se no âmbito da competência fiscalizatória do Congresso Nacional.
18/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesa aprova pedido de informações sobre Rosemary para o secretário-geral da Presidência
Suplicy encaminha à Mesa pedido de informações sobre administração do Senado
Deputado cobra informações oficiais sobre Aeroporto das Hortências
Aprovado projeto que impõe limites a viagens oficiais
Mozarildo quer informações oficiais sobre livro que dá Amazônia como pertencente aos EUA
CAS examina projeto que obriga aviso sobre presença de adoçantes