MESA SÓ APRECIA PEDIDO DE QUEBRA DE SIGILO QUE FOR APROVADO NA SUBCOMISSÃO, DIZ ACM



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, esclareceu na manhã desta quarta-feira, dia 9, que a Mesa Diretora da Casa somente apreciará os pedidos de quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de pessoas sob investigação pela Subcomissão Permanente do Judiciário, que tenham sido aprovados formalmente pelo órgão, vinculado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e encarregado de apurar responsabilidades no desvio de verbas para a obra do Fórum Trabalhista de São Paulo.
De acordo com Antonio Carlos, os pedidos de quebra de sigilo somente chegarão à Mesa se forem aprovados pela subcomissão. E quando chegarem à Mesa serão analisados em função das justificativas apresentadas. Aqueles cujas justificativas forem consideradas relevantes serão, então, levados adiante. As pessoas que eventualmente não aceitem a quebra de sigilo terão de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a ordem emitida pela Mesa Diretora do Senado.
- Quem deve decidir se temos esse poder (determinar a quebra de sigilos) é o Judiciário (caso o investigado se oponha e suscite o caso junto ao Supremo); em conversas passadas, havia uma disposição no Supremo de autorizar, em casos bem justificados e guardando, quem recebesse as informações, o sigilo sobre esses dados - explicou.
A respeito de notícias dando conta que o procurador Luiz Francisco de Souza foi filiado ao PT durante os três primeiros anos de sua atuação no Ministério Público Federal, o senador Antonio Carlos Magalhães afirmou que esse fato em si "não desqualifica" o trabalho ou as denúncias do procurador, "apenas não dá a ele a autoridade e imparcialidade de muitos de seus colegas". Ele deveria ter se desfiliado há muito tempo, acrescentou.

09/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUBCOMISSÃO ENCAMINHA À MESA PEDIDOS DE QUEBRA DE SIGILO

MESA APROVA PEDIDOS DE QUEBRA DE SIGILO

CPI da Pedofilia vota pedido de quebra de sigilo do YouTube

Pedido de quebra de sigilo de Marconi Perillo tumultua reunião

Pedido de quebra do sigilo telefônico de subprocuradora aguarda votação

Quebra de sigilo só com autorização judicial, conclui Mesa do Senado