Mesquita Júnior confirma entrega de relatório para dia 22



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), relator no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da sindicância que apura possível envolvimento do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) em um esquema de instalação clandestina de escutas telefônicas na Bahia, confirmou em entrevista à Agência Senado que deverá entregar seu relatório no dia 22 aos integrantes do conselho. Seu voto irá apontar se existem ou não elementos indicativos de abertura de processo de cassação, por quebra de decoro parlamentar, do mandato de Antonio Carlos, que deporá na próxima terça-feira (15).

A expectativa do relator e do presidente do conselho, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), é de que a exposição de Antonio Carlos complete essa fase de apuração sumária do caso, e que apenas um fato -novo e extraordinário- poderia alterar essa previsão. Mesquita Junior disse que está elaborando um roteiro de perguntas ao senador baseado nos dados até agora coletados nos trabalhos da sindicância. Informou ainda que continua recebendo os relatórios dos testemunhos das pessoas arroladas no caso que estão sendo ouvidas pela Polícia Federal (PF).

Além dos dados da PF, o relator contará com o depoimento do responsável pelo inquérito naquele órgão, delegado Gesival Gomes de Souza, e dos jornalistas da revista IstoÉ responsáveis pela publicação da matéria que noticiou os -grampos-, Luiz Carlos Cunha e Weiller Diniz. Todos já falaram ao conselho.

Após a leitura do relatório, os membro do conselho poderão apresentar pedido de vista do material, ou apresentar voto contrário ao texto do relator. A votação do parecer e do voto contrário (se houver) só deverá ocorrer, de acordo com as previsões de Juvêncio, nos últimos dias deste mês.



09/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior confirma assédio de representante do Planalto

Geraldo Mesquita Júnior confirma assédio de representante do Planalto

Geraldo Mesquita Júnior anuncia realização de relatório sobre direitos humanos no Mercosul

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Falta um projeto nacional para a Amazônia, diz Mesquita Júnior

Mesquita Júnior defende prioridade para a educação de jovens