Mesquita Júnior destaca 45 anos da transformação do Acre em estado



Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (22), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) destacou os 45 anos da transformação do Acre em estado - a região foi incorporada ao Brasil em 1903, na condição de território federal, e elevada à categoria de estado em 15 de junho de 1962.

- Por questões político-administrativas, amargamos a condição de não sermos estado desde a fundação daquela área do território brasileiro - disse ele.

O parlamentar ressaltou ainda a importância dos nordestinos que, desde fins do século XIX, migraram para a região, atraídos pelo comércio da borracha, e passaram a trabalhar como seringueiros. Ele afirmou que o Acre - que antes pertencia à Bolívia - "fez a opção de ser brasileiro".

Biblioteca popular

Mesquita Júnior anunciou que lançará no Acre, na próxima quinta-feira (28), a "Biblioteca Popular". O objetivo dessa iniciativa é oferecer livros gratuitos à população do estado. Segundo o parlamentar, estão sendo reeditados clássicos da literatura brasileira que já estão sob domínio público e também obras de autores regionais. Os livros são impressos pela Gráfica do Senado.

- É uma grande balela dizer que as pessoas não gostam de ler. A população brasileira, em sua grande maioria, não tem acesso à literatura - argumentou ele.

O senador também referiu-se, em seu discurso, à audiência pública realizada no dia anterior sobre a redução da maioridade penal. Ele disse que busca "ver a questão fora dessa estreita visão de que devemos reduzir a idade penal ou mantê-la".

- Acho que o foco está equivocado. O problema não é a idade - afirmou ele, ressalvando, porém, que "a idade deve influir no cumprimento da pena, caso haja condenação".

Por meio de apartes, o discurso de Mesquita Júnior recebeu o apoio de Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PT-DF), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Adelmir Santana (DEM-DF). Quanto à questão da maioridade penal, no entanto, Mozarildo disse que "é preciso ouvir a voz das ruas", pois a maioria da população estaria apoiando a redução da maioridade.



22/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita homenageia 42 anos do estado do Acre

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre

Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre

Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre

Mesquita Júnior diz que Acre não produz os alimentos que consome

Mesquita Júnior defende a união das oposições no Acre