Mesquita Júnior pede nomeação de concursados para o Ibama



Em nome de 168 aprovados no concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o cargo de analista ambiental, realizado em 2005, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) apelou aos ministros do Planejamento, Guido Mantega, e do Meio Ambiente, Marina Silva, que nomeiem esse pessoal. Ele explicou que estas pessoas, que hoje integram um cadastro de reserva, poderão perder o direito à contratação, já que a validade do concurso é até 25 de agosto próximo, sem possibilidade de prorrogação.

O senador pelo Acre leu, da tribuna do Plenário, documento que recebeu dos concursados integrantes de uma comissão chamada Pró-190. Eles pleiteiam a nomeação de 190 analistas ambientais para o Ibama e para o recém criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. No e-mail encaminhado ao senador, os aprovados lembram que o Instituto Chico Mendes necessitará de um contingente de recursos humanos considerável para cumprir sua tarefa de fiscalizar as unidades federais e conservação.

Em um dos trechos do documento, a comissão Pró-190 destaca que o crescimento econômico virá com a implantação ou ampliação de empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental, autorização essa que depende do Ibama. Tal fato, na avaliação dos concursados, justificaria a necessidade da ampliação do quadro de analistas ambientais do Instituto.



20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior critica divisão do Ibama

Mesquita Júnior defende reação contra enfraquecimento do Ibama

Geraldo Mesquita Júnior apóia protesto de seringueiros contra o Ibama

Geraldo Mesquita Júnior protesta contra ameaças a grevistas do Ibama

Senado remaneja Orçamento para nomeação de concursados em 2014

Mesquita Júnior pede calendário para comissões do Parlamento do Mercosul