Mesquita Júnior propõe a criação de ministério para a Amazônia
Ao comentar matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense sobre operação da Polícia Federal na Amazônia e criticar a falta de um projeto nacional de desenvolvimento da região, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) propôs a criação de um ministério para tratar exclusivamente dos projetos voltados para a área.
Segundo Mesquita Júnior, a enorme diversidade de povos e regiões na Amazônia exigiria a criação de um órgão responsável pela formulação de políticas e projetos específicos de ocupação.
- Nós temos comunidades indígenas, seringueiros, catadores de castanha, pequenos produtores rurais, áreas ocupadas pela pecuária, agroindústria, exploração de minério: a Amazônia é a diversidade - disse.
Em razão da existência no país de um número elevado de ministérios, Mesquita Júnior sugeriu a fusão de alguns deles para viabilizar a criação da nova pasta da Amazônia. Em sua opinião, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, por exemplo, poderia ser integrada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria Especial de Portos poderia ser colocada dentro da estrutura do Ministério dos Transportes.
Mesquita Júnior, baseando-se em e-mail enviado pelo senhor Benedito Pereira de Vasconcelos, criticou o Projeto de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) por viabilizar a entrega de 16 milhões de hectares da floresta amazônica para organizações ambientalistas estrangeiras.
Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Papaléo Paes (PSDB-AP) parabenizaram Mesquita Júnior pelo pronunciamento.
18/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Falta um projeto nacional para a Amazônia, diz Mesquita Júnior
Mesquita Júnior condena distribuição de recursos previstos no PAC para a Amazônia
Mesquita Júnior propõe desincompatibilização para candidatos à reeleição
Mesquita Júnior cobrou incentivo do governo para exploração legal da Amazônia
Mesquita Júnior quer plebiscito para que Amazônia escolha fuso horário
Mesquita Júnior propõe legislação para garantir reajuste de aposentadorias