Mesquita Júnior propõe legislação para garantir reajuste de aposentadorias



Ao discursar durante a sessão plenária desta sexta-feira (15), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) demonstrou indignação com o sistema de reajuste salarial dos aposentados no Brasil, que tem levado ao encolhimento sistemático dos montantes mensais recebidos por essa faixa da população. Ele conclamou os demais senadores a aprovarem uma nova legislação sobre o assunto.

Mesquita Júnior citou um e-mail recebido do cidadão Luciano de Moura relatando que sua remuneração vem se evaporando ao longo dos anos e que, ao entrar com uma ação na Justiça, descobriu, com desalento, que a sua seria mais uma das 600 mil ações já protocoladas junto aos tribunais sobre o mesmo assunto.

O senador lembrou que, na última quarta-feira (13), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), foi aprovado projeto de lei com novas regras de reajuste do salário mínimo, no qual consta uma emenda de Paulo Paim (PT-RS) determinando que o mesmo tratamento seja dado aos aposentados.

Em aparte, Paim disse que sua emenda se destina a dar justiça aos aposentados. Segundo ele, há muitos casos em que perdas acumuladas já somam 70% do total da remuneração. Ele lembrou, ainda, que a aplicação do fator previdenciário na hora da aposentadoria já traz um redutor de 40% da remuneração para homens e 35%, para mulheres.

Mesquita Júnior disse que, em seu e-mail, Luciano Moura sugere que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue, em bloco, todas essas ações. O senador lembrou que a Constituição garante ser irredutível a remuneração dos trabalhadores, mas, na prática, "os salários dos aposentados vêm sendo garfados, sistematicamente".

O senador pelo Acre defendeu o direito dos aposentados de receber, como remuneração mensal, o mesmo número de salários mínimos que recebiam ao se aposentar. A defasagem desses salários já resultou em quatro milhões de ações, cerca de 40% de todas as ações em tramitação na Justiça Federal, concluiu Geraldo Mesquita.



15/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior propõe mudanças na legislação para prevenir aumento do alcoolismo entre jovens

Mesquita Júnior pede atualização do valor de aposentadorias

Mesquita Júnior condena "métodos heterodoxos" para garantir maioria

Mesquita Júnior alerta para ingerência sobre produção do Legislativo e cita legislação dos cartórios

Mesquita Júnior propõe desincompatibilização para candidatos à reeleição

Mesquita Júnior propõe a criação de ministério para a Amazônia