Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo
O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal denunciou o governo brasileiro à Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo não-cumprimento de acordos salariais com as carreiras da Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria da República, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Procuradoria do Banco Central e Defensoria Pública da União. Segundo o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), essas categorias estão em greve desde janeiro deste ano em busca da efetivação de acordo firmado pelo governo em novembro de 2007.
O parlamentar acreano, que é procurador da Fazenda Nacional, protestou contra a "atitude de desrespeito" do governo para com os advogados públicos. Em sua opinião, servidores públicos do mais alto nível e essenciais à defesa do Estado e ao funcionamento da Justiça estão recebendo 30% a menos que os delegados da Polícia Federal.
- O governo precisa decidir o que fazer com essas categorias: ou propicia as condições de trabalho adequadas para elas ou as extingue e contrata escritórios particulares - afirmou.
Mesquita Júnior avaliou o registro da queixa do fórum na OIT como um vexame para o governo. No entanto, vê a iniciativa como um recurso extremo daquelas categorias diante do não-cumprimento dos acordos salariais.
25/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias registra protesto dos advogados públicos contra atuação política de Inácio Adams
Mesquita Júnior critica tratamento dado pelo governo aos servidores públicos federais
Geraldo Mesquita apóia advogados públicos federais
Mesquita Júnior reitera defesa da súmula do STF sobre acesso de advogados a provas de inquérito
Mesquita Júnior protesta contra falta de ação do governo do Acre
Mesquita Júnior vota contra o governo e pede política permanente para o mínimo