Mesquita Júnior critica tratamento dado pelo governo aos servidores públicos federais



Nesta terça-feira (28), Dia do Servidor Público, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lamentou o tratamento dado pelo governo federal à categoria. De acordo com o senador, o governo vê o funcionalismo público como despesa e, por isso, anunciou a suspensão de novos concursos e de vários aumentos de salários já negociados.

- Como prêmio, os servidores públicos deveriam merecer do governo um plano de substituição paulatina dos cargos comissionados por cargos oriundos de concursos públicos. Creio que, a par da recomposição salarial, essa seria uma demonstração de respeito do governo para com os servidores - disse.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a multiplicação dos cargos comissionados (que são preenchidos sem concurso público) é um sinal da desvalorização do servidor público.

Mesquita Júnior ainda afirmou que, neste momento de crise financeira, há um tratamento diferenciado dado aos bancos e aos servidores e aposentados: banqueiros em risco de falência poderão ser socorridos com recursos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o que foi decidido pelo governo na semana passada, ao editar a MP 443/08, enquanto funcionários públicos e aposentados têm pouco ou nenhum reajuste salarial.

- A população poderá concluir que, para o governo, a quebra dos bancos é uma situação de crise, mas a situação de mais de 20 milhões de aposentados não é crise - disse o senador, cobrando do governo a mobilização de sua base na Câmara dos Deputados para que sejam aprovados projetos que beneficiam os aposentados.



28/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon critica governo por tratamento dado à Varig

MARLUCE PROTESTA CONTRA TRATAMENTO DADO PELO GOVERNO À REGIÃO NORTE

Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo

Expedito Júnior critica nota da CUT sobre votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia

Sibá defende tratamento que governo Lula dá aos servidores públicos

Mesquita Júnior se solidariza com bancários e critica governo por apoiar bancos