Alvaro Dias registra protesto dos advogados públicos contra atuação política de Inácio Adams



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) informou ao Plenário que a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe) divulgou nota protestando contra"manifestações em favor de interesses partidários" do advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams. Conforme a Unafe, as suas manifestações são incompatíveis com as funções constitucionais destinadas ao advogado-geral.

- Os advogados federais estão dizendo que advogado-geral está confundindo sua função constitucional com a de advogado do Partido dos Trabalhadores, da candidata Dilma Rousseff e do presidente da República, como militante do PT - afirmou o senador paranaense.

Para Alvaro Dias, o advogado-geral perde isenção ao adotar posicionamento político-partidário eleitoral nesta véspera de campanha, o que ele considerou grave.

- A meu ver, o advogado-geral está comprometendo uma instituição que tem de ser preservada, respeitada e valorizada - acrescentou.

Alvaro Dias disse que, em sua nota, a Unafe pondera que, nos estados, as Procuradorias-Gerais não exercem a defesa pessoal de agentes públicos, sobretudo em assuntos eleitorais, cabendo essa defesa aos advogados particulares contratados pelos partidos políticos.

No mesmo discurso, o senador leu uma carta intitulada "Princípios da Cidadania", escrita pelo professor e advogado René Dotti, e assinada por lideranças da sociedade paranaense, onde são listadas idéias e iniciativas fundamentais para um candidato do Paraná ao Senado, em outubro próximo.

O documento cita a defesa da ética, da livre iniciativa, de controles da dívida pública e do déficit da Previdência, estabilidade da moeda, tributação simples e moderada, além de defesa das reformas política e tributária, transparência e defesa do Estado provedor de educação, de saúde, de habitação, de segurança, de justiça e executor de infraestrutura e políticas sociais. Conforme Alvaro Dias, a carta teve o objetivo de apoiar o deputado Gustavo Fruet, do PSDB, numa eventual candidatura ao Senado.



31/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias registra protesto de ex-preso político cubano contra o presidente Lula

Alvaro Dias registra protesto contra medidas adotadas pela Argentina na região da tríplice fronteira

Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo

Portaria estabelece regras para atuação de advogados públicos em sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares

Servidores da AGU recebem Adams com apitaço, vaias e gritos de protesto

Alvaro Dias repercute protesto de previdenciários