Mesquita registra os 119 anos da República
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lembrou, em discurso nesta sexta-feira (14), vários fatos históricos ocorridos nesses 119 anos da vigência da República, data comemorada oficialmente em todo o Brasil neste sábado (15).
- Além de comemorarmos a data, mais importante é registrarmos os fatos ocorridos de lá para cá, na busca de lições e inspirações que nos orientem nos caminhos do futuro - afirmou o senador pelo Acre.
No início do discurso, Mesquita Júnior lembrou o centenário da Independência, celebrado no governo de Epitácio Pessoa num momento em que, segundo o senador, a Nação estava interessada em discutir não só o passado, mas também "em perquirir sobre o nosso futuro". Lembrou, no entanto, que as comemorações ocorreram sob estado de sítio, "um trágico e significativo indicador daquela fase conturbada da República Velha".
- O estado de sítio turbou as comemorações da Independência, mas despertou, também, a consciência do país para um período de sucessivas insurreições militares - lembrou o parlamentar.
Ao concluir seu pronunciamento, Mesquita Júnior afirmou que o momento atual é o de convocar os estadistas "que ainda restam no país" para uma reflexão a respeito da crise financeira que atinge o mundo e já registra conseqüências no Brasil.
- É necessário empreendermos esforços e muito trabalho na complementação disso que é uma obra histórica: a construção do nosso país, para que ele seja cada vez mais justo e democrático, e que os brasileiros se orgulhem cada vez mais de serem brasileiros - concluiu Mesquita Júnior.
14/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior registra celebração dos 17 anos de fundação do Mercosul
Mesquita Júnior critica atitude de subserviência dos poderes da República
Mesquita Júnior parabeniza gestão do procurador-geral da República, que deixa o cargo
Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre
Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre
Hartung registra homenagem a procurador-geral da República no ES