Militares recebem treinamento para exercer papel de polícia



Nesta semana o Exército está promovendo, na cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto, o quarto treinamento anual do comando militar do planalto. Cerca de 600 militares que servem em Brasília e Cristalina (GO) devem participar do curso.

O objetivo é preparar os militares para atuar em operações para garantir a ordem, em situações previstas pela constituição federal, onde o exército pode atuar com poder de polícia. Segundo o major do comando militar do planalto Clovis Gomes Silva, esse tipo de atuação militar ocorre quando órgãos de segurança pública, como as polícias civil e militar, não conseguem manter a ordem. Nesses casos, para que as forças armadas entrem em ação, é necessária a autorização da Presidência da República.

Santo Antônio do Descoberto foi escolhido por estar próximo a Brasília e, também, por ser um município pequeno. “Aqui, a presença da tropa não traz muitos transtornos para o dia a dia dos moradores”, disse o major Clovis Gomes Silva.

Os exercícios consistem na ocupação de pontos estratégicos e no controle de distúrbios populares. Nesses casos, a simulação é feita com militares em trajes civis.

Nesta terça-feira (9) o exército fechou as entradas e saídas da cidade e está controlando o tráfego de veículos. De acordo com o major César Humberto, que comanda a operação, as principais ocorrências foram referentes a problemas de trânsito, como falta de documentos de alguns carros e motoristas. Os militares também estão promovendo ações sociais na cidade, com orientação médica e odontológica à comunidade e palestras sobre as formas de ingresso no exército brasileiro.


Fonte:
Agência Brasil



09/08/2011 17:11


Artigos Relacionados


Teleatendentes do Disque 100 recebem treinamento da Polícia Federal

Para Casagrande, Brasil deve exercer papel de liderança na reconstrução do Haiti

Assentamentos recebem apoio para exercer uso sustentável dos recursos florestais

Heráclito diz que Ingrid Betancourt deve exercer papel de líder

Almeida Lima critica "adesismo" do PMDB e diz que oposição deve exercer seu papel

Senado autoriza envio de militares para treinamento na Argentina