Minas e Energia diz que relatório sobre apagão no Nordeste sai nesta semana



O Ministério de Minas e Energia divulgou em nota nesta quarta-feira (9), que o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre a interrupção temporária de energia elétrica ocorrida na região Nordeste no último dia 4 de fevereiro ficará pronto ainda esta semana. O procedimento, que é rotina no setor elétrico, terá resultados das análises e suas respectivas recomendações, que visam o aprimoramento dos procedimentos de segurança, inclusive quanto ao tempo de restabelecimento do sistema.

De acordo com a nota, o ministério acompanhou a recomposição do sistema de abastecimento de energia da região e enviou uma equipe técnica para avaliar a situação das instalações da Subestação Luiz Gonzaga, da Chesf, no estado de Pernambuco, onde começou o problema.

A equipe técnica enviada ao local constatou que o plano de manutenção da subestação estava em dia e o equipamento de proteção que originou a perturbação foi inspecionado em outubro de 2010. De acordo com o texto, o problema no sistema elétrico teve início na falha de um componente eletrônico que provocou a atuação indevida do sistema de proteção da subestação. A conseqüência foi o desligamento imediato de todas as linhas de transmissão em 500 kV conectadas a subestação.

Na sequência, desligaram-se automaticamente as linhas de interligações dos sistemas Norte e Sudeste que levam energia ao Nordeste, isolando o sistema da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional. Em consequência, houve desequilíbrio no sistema elétrico e o desligamento de energia nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Além do problema no componente, o sistema nordeste já estava com a linha de transmissão, em 500 kV, São João do Piauí / Milagres desligada em caráter de urgência, para manutenção, desde as 17h25 do dia 3 de fevereiro. A conjunção de fatores agravou as condições operacionais do sistema da região.

Durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 7 de fevereiro, o ministério determinou que se investigassem, entre outros, pontos como: a adequação dos procedimentos operativos vigentes e as medidas operativas adotadas; o desempenho do sistema Nordeste durante a ocorrência; todo o processo de recomposição do sistema e eventuais falhas de equipamentos durante o restabelecimento das condições operativas; e a abrangência da interrupção do suprimento.

Na nota o ministério diz ainda que recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que procedesse uma fiscalização extraordinária nas principais subestações do Sistema Interligado Nacional, principalmente quanto à funcionalidade dos esquemas especiais de proteção.

 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia



24/02/2011 19:18


Artigos Relacionados


Relatório sobre queda de energia no Nordeste deve ser divulgado na próxima semana

Leitura do relatório final da CPI do Apagão Aéreo fica para próxima semana

Inácio Arruda relata encontro com ministro de Minas e Energia sobre energia eólica

CMO aprecia relatório sobre emendas nesta semana

CPI do Apagão Aéreo vota relatório final nesta terça-feira

CCJ finaliza relatório sobre reforma do Judiciário nesta semana