Minas Gerais realiza 1ª Conferência de assistência técnica esta semana



A agricultura familiar de Minas Gerais vai ganhar mais reforço com a melhoria dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Para ajudar no crescimento das atividades, representantes dos governos federal e estadual, além de líderes de associações e entidades participam da 1ª Conferência Estadual de Ater, desta terça-feira (13) a próxima quinta-feira (15) de março, em Belo Horizonte. A ideia é levantar as principais necessidades dos agricultores e fortalecer a Lei Nacional de Ater.

“Temos um espaço geográfico grande e cheio de diferenças produtivas. Devido às especificidades de cultivo ou de solo, por exemplo, os produtores rurais das partes sul e norte de Minas exercem suas tarefas de forma distinta. Por isso, os debates sobre as diretrizes e as maneiras de aplicação dos serviços de Ater são tão importantes para nós”, explica o delegado adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado, Rubens Giaquinto.

Outro ponto ressaltado pelo representante da pasta é o número de beneficiados pela Ater. “No âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, programa que visa à diminuição da pobreza extrema, estamos prestando serviços de assistência para cerca de 1.600 famílias aqui no estado”, informa.

Os mineiros vêm se preparando para elencar as demandas dos agricultores familiares desde dezembro do ano passado, quando criaram uma comissão estadual. Nesses três meses, as diversas instituições que compõem a comissão estudaram os serviços de assistência técnica e formataram propostas para apresentá-las na 1º Conferência Nacional sobre Ater na Agricultura Familiar (Cnater), que será realizada no mês de abril, em Brasília. Na reunião, a maior do tema no Brasil, será feita uma análise da Lei Nacional de Ater.

Desenvolvimento sustentável, diversidade da agricultura familiar e redução da desigualdade são apenas alguns dos temas que fazem parte da programação da conferência estadual. “Mobilizamos os atores da agricultura familiar no estado. A meta é escutar quem está no campo”, afirma Giaquinto. Ele também destaca que 150 representantes das instituições que compõem a comissão estadual estarão presentes na reunião, são os chamados delegados. Destes, 40 participarão da Cnater.

Minas Gerais é a unidade da Federação com o maior número de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) do País. A DAP é o principal instrumento de reconhecimento do agricultor familiar e funciona como uma identidade. Por meio do documento, os trabalhadores conseguem acessar políticas públicas. Dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que dos agricultores do estado, 79% são familiares, sendo que eles ocupam apenas 27% da área agrícola mineira.

Dentre os produtos da região que mais são produzidos pelos agricultores familiares, destacam-se a mandioca (84%), o leite (45%) e arroz com casca (44%).

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 



13/03/2012 15:59


Artigos Relacionados


Mutirão de documentação vai ao Amapá e Minas Gerais esta semana

Goiás inicia conferências sobre assistência técnica e extensão rural esta semana

Mais 17 UPAS reforçam assistência em Minas Gerais

Senado celebra convênio de cooperação técnica com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Começa em Minas Gerais a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

Núcleo especializado presta assistência jurídica à população carcerária de Minas Gerais