Mineiros levam a Tebet propostas sobre segurança
O presidente do Senado, Ramez Tebet, recebeu nesta quinta-feira (11) do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antonio Júlio, documento contendo propostas sobre segurança pública elaborado em conjunto com integrantes do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público e de segmentos da sociedade mineira. O senador decidiu encaminhar o texto ao exame da Comissão Mista de Segurança Pública.
- Estou encaminhando à comissão mista as propostas e considero altamente salutar esta iniciativa da Assembléia de Minas, que é um estado importantíssimo. É uma demonstração de que a sociedade brasileira está atenta. Isso é o Brasil manifestando sua vontade de resolver o problema - afirmou.
Tebet considerou relevantes, para o trabalho da comissão mista, as sugestões recebidas e acrescentou que o objetivo do Congresso é votar com rapidez o aperfeiçoamento da legislação para depois fiscalizar seu cumprimento pelos outros poderes. O senador Arlindo Porto (PTB-MG), integrante da comissão, acompanhou a audiência, elogiou a contribuição mineira e disse que "neste momento nosso grande desafio é colocar em Plenário, votar as medidas, mas sabemos que a sociedade não quer apenas leis, quer vê-las bem aplicadas".
As principais propostas trazidas pela Assembléia de Minas são a unificação das polícias civil e militar, começando pela integração de suas ações, e a adoção de medidas de ressocialização dos presos. Segundo o deputado Antonio Júlio, a atenção à polícia é fundamental, mas o sistema penitenciário precisa ser revisto, pois desviou-se de seus propósitos e "é um antro de corrupção onde a marginalidade está abrigada".
11/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magistrados levam a Tebet propostas para mudar texto da reforma do Judiciário
Consumidores levam propostas sobre banda larga ao Ministério das Comunicações
DEPUTADOS MINEIROS APRESENTAM A ACM PLANO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA
Iris destaca empenho de Tebet na análise de propostas de segurança pública
Tebet diz que até junho estarão votadas todas as propostas da Comissão Mista de Segurança Pública
Peritos levam a Tebet reivindicação de autonomia