Observatório Brasileiro vai trabalhar no levantamento sobre economia criativa
O Ministério da Cultura instituiu o Observatório Brasileiro da Economia Criativa, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). Ele será a instância responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a economia criativa brasileira.
O Observatório tem o objetivo de estimular o debate entre estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural acerca do impacto da economia criativa na sociedade. Será estruturado por um Comitê Permanente, integrado por quinze membros, dentre servidores do Ministério da Cultura (MinC), entidades vinculadas e representantes da sociedade civil, que se encarregará de elaborar suas pautas de atividades, analisar seu desempenho e coordenar a execução dos projetos e ações de seu interesse.
Mapear as diversas dimensões da economia criativa brasileira e identificar os agentes envolvidos nos fluxos macro e microeconômicos da economia criativa também estão dentre as metas. “O Observatório vai trabalhar junto às universidades e irá subsidiar o Ministério da Cultura na criação e disponibilização de dados sobre a economia criativa brasileira”, explicou a secretária Cláudia Leitão. A instância contará, ainda, com website vinculado ao portal do MinC para o compartilhamento das informações levantadas.
A ideia é implantar observatórios em todos os estados até 2014. Somente universidades públicas federais poderão receber os recursos para construção.
Leia portaria aqui.
Fonte:
Ministério da Cultura
09/02/2012 20:36
Artigos Relacionados
Ministério da Cultura anuncia criação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa
SEC inaugura 1º Observatório Estadual de Economia Criativa
Distrito Federal ganha Observatório de Economia Criativa
Cultura promove palestra sobre Economia Criativa
Ministério da Cultura realiza seminário sobre economia criativa
Ministério da Cultura apresenta plano sobre economia criativa brasileira