Ministério da Justiça oferece oficina sobre classificação de obras audiovisuais



Os critérios utilizados pelo Ministério da Justiça para classificar os horários de exibição das obras audiovisuais no cinema e na televisão serão explicados detalhadamente aos representantes das emissoras, produtoras e distribuidoras, nesta terça-feira (1º), em oficina que será realizada no Rio de Janeiro. A intenção da Classificação Indicativa, departamento do ministério responsável pela regulamentação, é tornar transparente o processo, desde o pedido até a homologação.


Na oficina, os profissionais terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, sugerir e criticar o método utilizado e classificar, na prática, algumas obras, seguindo os critérios do Manual de Classificação Indicativa; baseado no direito à liberdade de expressão e o dever de proteção absoluta à criança e ao adolescente, preconizados na Constituição Federal.


O Ministério da Justiça classifica, em média, 10 mil obras audiovisuais por ano, com índice de aceitação que ultrapassa os 90%, tanto das empresas quanto da sociedade, segundo pesquisa do órgão.

Fonte: 

Ministério da Justiça



31/05/2010 21:07


Artigos Relacionados


Oficina mostra critérios para classificação indicativa de obras audiovisuais

Ministério da Justiça e MPF realizam oficina sobre classificação indicativa

Ministério da Justiça quer posição do Conselho de Comunicação sobre classificação de programas ao vivo

Ministério classifica 781 obras audiovisuais em fevereiro

CE vota projeto que estabelece classificação por faixa etária em atividades audiovisuais

Ministério da Justiça promove oficina de enfrentamento ao tráfico de pessoas