Ministério destaca medidas para ampliar conteúdo nacional na indústria



As medidas para aumentar o grau de nacionalização de produtos industriais foram abordadas durante almoço anual da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em São Paulo, na última sexta-feira (9). “Toda estratégia do nosso ministério tem sido exatamente exigir mais PPBs [processos produtivos básicos, que estabelecem as condições para a fabricação] em todas as cadeias importantes”, comentou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante.

“Começamos a fazer no setor automotivo e vamos aprofundar as exigências de conteúdo local. Todas as cadeias estratégicas. Isso vale para TIC [tecnologia da informação e da comunicação], isso vale para indústria automotiva e para as outras cadeias estratégicas.”

Com relação à área de tecnologia da informação (TI), o ministro avaliou que o grande desafio do governo é a indústria de componentes: “Temos que aproveitar este momento em que o Brasil tem essa força para atrair investimento e desenvolver tecnologia nessa área”.

Mercadante lembrou que, dentro do Plano Brasil Maior, foi desonerada a folha de pagamento na área de TI, que era uma reivindicação do setor. “Fizemos uma política de tablet que foi um sucesso, mais valor agregado, mais PPB local, e nós já temos seis empresas, indo para sete, produzindo no Brasil. Vamos ter uma grande oferta de produtos exigindo conteúdo local”, comentou, acrescentando que o governo federal está fazendo grande esforço para viabilizar investimentos estruturantes no ramo de displays (telas).

O ministro destacou a necessidade de cuidado em relação ao cenário internacional. “As medidas de ajuste da Europa estão aprofundando o quadro recessivo, isso significa que temos produtos sobrando no planeta”, disse. “E o mercado brasileiro é um alvo, porque poucos países conseguem manter um mercado consumidor interno do dinamismo que estamos mantendo: o emprego crescendo com as vendas; vamos entrar janeiro com aumento forte do salário mínimo; vamos injetar mais de R$ 60 bilhões na economia em termo de demanda, o emprego continua crescendo.”

Participaram do evento o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Nelson Fujimoto, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, Júlio Semeghini, entre outras autoridades e empresários. Na ocasião, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, relembrou o desempenho do setor em 2011, os principais pleitos da entidade e as perspectivas da indústria elétrica e eletrônica para 2012.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



12/12/2011 18:17


Artigos Relacionados


Política de conteúdo nacional não vai prejudicar desenvolvimento da indústria de petróleo, diz Gabrielli

Ideli destaca medidas da Caixa para ampliar crédito

Vanessa Grazziotin elogia medidas do governo para incentivar indústria nacional

Cidinho Santos elogia medidas do governo para incentivar a indústria nacional

Mauro Miranda defende adoção de medidas para fortaleçer indústria leiteira nacional

Representante do Ministério da Saúde destaca medidas para prescrição de prótese