Ideli destaca medidas da Caixa para ampliar crédito



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comunicou ao Plenário as "mudanças significativas" aprovadas pelo conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), já implementadas pela Caixa Econômica Federal, que aumentaram o volume de crédito imobiliário no país. A senadora listou a ampliação do limite de renda e de prazo para pagamento de empréstimos para a compra de material construção; o aumento do limite renda para obtenção de empréstimos, de R$ 1,9 mil para 4,9 mil, em municípios com mais de 500 mil habitantes; o fim da exigência de fiança e aval; e o aumento do prazo de amortização do financiamento, de 96 para 120 meses.

Ideli relatou que o a modalidade de crédito que mais cresceu nos últimos 12 meses foi o imobiliário, cerca de 40%, ou mais do que o dobro de todas as outras modalidades de crédito. O Programa Minha Casa, Minha Vida, que pretende erguer um milhão de casas populares, "tem levado o setor imobiliário a uma verdadeira euforia".

A senadora informou que o programa, ao lado de medidas governamentais como a menor taxa de juros e a isenção de impostos sobre materiais de construção, agregou 11 milhões de famílias com renda de três a cinco salários mínimos à clientela das construtoras. Citou o presidente da construtora PDG, José Grabovski, para quem a criação de demanda criou um "efeito assombroso", duplicando a venda de imóveis até R$ 130 mil. Outras empresas com foco na população de baixa renda, como a MRV e a Tenda, já adaptaram suas ofertas à demanda, acrescentou Ideli. Ela ainda enfatizou a carência, dada no âmbito do programa, para a retomada de pagamento de trabalhadores que ficarem desempregados.



05/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estado e Caixa assinam convênio para ampliar linha de crédito

Ministério destaca medidas para ampliar conteúdo nacional na indústria

Ideli destaca medidas do governo para acabar com o oligopólio dos bancos

Ideli destaca novas medidas do governo para estimular economia

Ideli destaca medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação

Caixa anuncia nova redução de juros no âmbito do programa Caixa Melhor Crédito