Ministério impede importação de magnésio por certificado de origem falso



A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) indeferiu o pedido de uma licença de importação de magnésio metálico em forma bruta (NCM 8104.11.00).

Segundo o Mdic, uma empresa exportadora norte-americana tentou vender o magnésio metálico para o mercado brasileiro, informando que a mercadoria havia sido produzida por uma empresa russa. A Secex requereu análise da embaixada da Rússia no Brasil, que informou que o certificado de origem apresentado “não foi nem emitido, nem assinado, nem carimbado pelo órgão, sendo que o carimbo e a assinatura são falsificados”.

“Mesmo sem a necessidade de um processo de investigação específico sobre o caso, uma vez que não recebemos denúncia e que não havia movimentos suspeitos de mercado, conseguimos identificar a irregularidade. Isso comprova a eficiência do filtro do Licenciamento Não Automático para evitar importações fraudulentas que poderiam frustrar a aplicação do direito antidumping vigente”, explicou a secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Lacerda Prazeres.

Há, atualmente, aplicação de direito antidumping para as compras de origem chinesa, conforme definido pela Resolução n°79/2009 da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Por isso, esta mercadoria está em regime de Licenciamento Não Automático com o monitoramento das importações para todas as origens (países).

Com o indeferimento da licença de importação, o lote da mercadoria não será nem mesmo embarcado para o Brasil. No regime de Licenciamento Não Automático, que segue regras estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), a licença de importação é concedida ou negada em um prazo de até 60 dias.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



17/01/2012 17:08


Artigos Relacionados


Polícia do Senado vai identificar origem de perfil falso de Sarney no Twitter

Certificado de Controle de Origem para cachaça gaúcha

Secretaria de comércio exterior muda regras para emissão de certificado de origem

O calçado de Franca agora tem certificado de origem oficial, o primeiro da indústria paulista

Advocacia-Geral impede importação de substância em produtos de rejuvenescimento

Secretaria de Comércio Exterior impede importação de lápis de cor de Taiwan