Ministério investiga suspeita de práticas desleais na importação de calçados
Foi publicada nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União, uma medida da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que abre investigação para apurar suspeita de circunvenção nas importações de calçados da Indonésia e do Vietnã e de partes e componentes (solados e cabedais) da China.
A circunvenção é uma prática desleal de comércio em que se procura burlar a aplicação de uma medida de defesa comercial em vigor. Segundo o Mdic, a suspeita que será apurada agora é a de que esteja ocorrendo importação de partes e componentes de calçados chineses (solados e cabedais) e apenas a montagem dos calçados no Brasil. Também será investigado o caso de esta montagem das partes e componentes chineses estar sendo feita na Indonésia e no Vietnã com a posterior venda de calçados inteiros desses dois países para o Brasil.
O Brasil aplica desde o ano passado direito antidumping definitivo contra a China e cobra US$ 13,85 por par de calçado importado deste país, conforme definido pela Câmara de Comércio Exterior brasileira.
Se a investigação concluir que esta prática está ocorrendo, o Brasil poderá estender a medida antidumping tanto para os calçados inteiros importados da Indonésia e do Vietnã quanto para as partes e componentes importados da China.
Esta é a segunda investigação deste tipo realizada pelo Mdic. A primeira, que ainda está em andamento, apura a suspeita de circunvenção de cobertores do Paraguai e do Uruguai e de partes e componentes da China, numa possível tentativa de burla a um direito antidumping vigente contra cobertores importados da China.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
04/10/2011 16:51
Artigos Relacionados
CRE aprova proposta contra práticas desleais de comércio internacional
Dornelles alerta para prejuízo por práticas desleais no comércio internacional
Grupo de Inteligência do Comércio Exterior vai reforçar medidas de combate a práticas desleais
Heráclito Fortes pede ao Cade investigação sobre práticas desleais da Telmex
CCJ aprova criação de conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
Dornelles pede desoneração das exportações e proteção contra práticas desleais do comércio mundial