MINISTÉRIO PÚBLICO CONTINUA INVESTIGAÇÕES DA CPI DOS TÍTULOS PÚBLICOS



Com base no relatório final da CPI que investigou a emissão de títulos públicos para pagamentos de precatórios, o Ministério Público (MP) já pediu a abertura de 18 inquéritos para apurar a prática de crimes contra a ordem tributária. A CPI, que foi presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM) finalizou seus trabalhos em agosto deste ano depois de mais de 40 reuniões e de aproximadamente 85 depoimentos.

A CPI dos Precatórios, criada em novembro de 1996, aprovou seu relatório final no dia 19 de agosto deste ano, após acolher parecerfavorável do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) sobre recurso interposto por membros da CPI à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os senadores não queriam que votos em separado integrassem o texto do relatório da CPI, modificando-o.

Outra Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI do Trabalho Infantil, estará funcionando até julho do próximo ano e planeja visitas a mais cinco Estados: Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rondônia, a fim de verificar in loco o problema da escravidão de crianças e adolescentes no Brasil. A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) é a presidente da Comissão.

A CPI do Trabalho Infantil foi instalada com o propósito de apurar as denúncias contidas em reportagem da revista Veja sobre o assunto. Em junho do ano passado a Comissão ouviu os depoimentos dos jornalistas autores da matéria jornalística, Joaquim de Carvalho e Valéria França. A CPI ouviu em audiência pública, entre outros, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), João Carlos Alexim e também Francisco Urbano Araújo Filho e Simon Schwartzman, presidentes da Contag e IBGE, respectivamente.



15/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGU diz que Ministério Público não pode fazer investigações criminais

Demóstenes pede Ministério Público e PF nas investigações do Senado

Senadores pedem prosseguimento das investigações da CPI ao Ministério Público

CAE aprova relatórios do Ministério da Fazenda sobre emissão e recompra de títulos públicos no exterior

Sarney quer Ministério Público nas investigações sobre o Senado

Ministério Público pede que procuradoria intervenha nas investigações do acidente do voo 447 da Air France