Sarney quer Ministério Público nas investigações sobre o Senado
O Ministério Público receberá as informações necessárias para investigar supostas irregularidades nas operações de concessão de empréstimos consignados no Senado. A informação foi dada nesta segunda-feira (4) pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP), corregedor da Casa, que recebeu a incumbência do presidente do Senado, José Sarney.
- Na semana passada, quando o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que era melhor mandar o assunto para o Ministério Público, o presidente Sarney determinou que eu tomasse essa providência. Vou primeiro pedir ao Banco Central que faça um levantamento dos empréstimos que foram concedidos a funcionários ultrapassando o limite de 30%, que é o endividamento permitido. Vou mandar levantar todos os empréstimos e fazer um dossiê para enviar ao Ministério Público.
De acordo com Tuma, caberá ao Ministério Público dar andamento a esse dossiê e determinar ou não a abertura de denúncia contra quem quer que seja acusado de praticar ilícito nos contratos com as instituições financeiras que concedem empréstimos consignados a servidores do Senado.
Há duas semanas, a revista Época vem noticiando que o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi montou uma empresa tendo sua ex-babá como acionista majoritária para assessorar os bancos que concedem empréstimos a funcionários do Senado.
Além de pedir um levantamento do BC sobre esses empréstimos, Tuma quer saber se houve autorização de Zoghbi para que as margens consignáveis ultrapassassem o limite de 30% do salário do servidor e para permitir prazos maiores para o pagamento das prestações.
Teresa Cardoso / Agência Senado
04/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Demóstenes pede Ministério Público e PF nas investigações do Senado
Parlamentares da CPI do Cachoeira levarão dados sobre investigações ao Ministério Público
Líderes querem agilidade do Ministério Público nas investigações sobre o caso das TDAs
AGU diz que Ministério Público não pode fazer investigações criminais
Senadores pedem prosseguimento das investigações da CPI ao Ministério Público
MINISTÉRIO PÚBLICO CONTINUA INVESTIGAÇÕES DA CPI DOS TÍTULOS PÚBLICOS