Ministério quer mais estados participando da pauta de exportação do País
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) tem como foco a ampliação da base exportadora e a inclusão dos pequenos empresários na pauta da exportação brasileira. Para isso, o ministério criou o Plano Nacional da Cultura Exportadora. O objetivo é desenvolver mapas estratégicos de embarques para o exterior por estado da Federação a fim de alavancar as vendas nos estados.
O programa visa, ainda, dar apoio e fomento a novas tecnologias e setores potenciais. Cada estado terá metas específicas que serão monitoradas pelo ministério. Atualmente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro respondem por 51% da pauta de exportação nacional. Outros 14 estados têm menos de 1% de participação cada um.
De acordo com a secretária, o maior alvo do programa são as micro e pequenas empresas. “Nosso desafio é aumentar o numero de empresas exportadoras, especialmente de menor porte. Para essas empresas é que esse esforço faz diferença. As grandes conhecem o caminho. A ideia é não ficar uma coisa perdida. Vamos além da apresentação de financiamento. Vai ter logística, capacitação, promoção, apoio e incentivo por meio de ações integradas”, declarou.
A primeira etapa para implantação do plano ocorre no dia 1º de dezembro, com a apresentação das propostas de Mapas Estratégicos de Comércio Exterior e Planos de Ação da Cultura Exportadora feitas com as secretarias estaduais durante o Encontro de Comércio Exterior (Encomex) do Mercosul, em Curitiba.
A execução está prevista para começar a partir de abril, em 14 estados que já têm propostas consolidadas. Entre eles estão: a Bahia, o Ceará, Goiás, o Rio Grande do Sul e a Paraíba. Outras nove unidades de Federação estão em processo de ajustes ou complementação de dados. O Plano tem ações até 2014. Segundo Tatiana, os resultados na balança comercial brasileira não serão sentidos a curto prazo.
“Empresa de pequeno porte não traz imediatamente impacto grande em termos de balança, em total exportado. Temos um outro enfoque, que é o de aumentar a base exportadora do Brasil e difundir a cultura de exportação nas empresas do Brasil”.
Fonte:
Agência Brasil
21/11/2011 15:06
Artigos Relacionados
Jucá quer sociedade e estados participando de projeto para a Amazônia
Ministério quer mais aproximação com estados para definir políticas agrícolas
Sarney quer PMDB participando efetivamente do governo
PARTICIPANDO DA BIENAL, SENADO FICA MAIS PRÓXIMO DA POPULAÇÃO, AFIRMA JUÍZA
Ministério da Agricultura quer reforçar atuação nos estados
Ministério da Saúde faz repasses de mais R$ 500 milhões a cinco estados