Ministra da Pesca discursa em Roma e defende cooperação técnica para desenvolver o setor



Na abertura da 29ª Sessão do Comitê de Pesca da FAO, em Roma, nesta segunda-feira (31) a ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti pediu aos países em desenvolvimento que promovam, entre si, o apoio técnico ao setor. Ao discursar para autoridades de mais 190 países, a ministra fez um também um apelo pela intensificação do combate à pesca ilegal e predatória no mundo. 

Segundo a ministra, além dos temas comuns que serão tratados até sexta (4), último dia do encontro, o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de pescado deve ser o ponto principal de atenção da entidade. Isso porque, “levará ao aumento da renda de populações vulneráveis e contribuirá para níveis maiores de segurança alimentar no mundo”, disse. 

O Brasil trata a atividade da pesca e aquicultura como estratégica para erradicação da miséria, de acordo com Salvatti. “Temos condições únicas, pelo nosso potencial, de produzir milhares de toneladas de pescado, um alimento saudável que não desmata florestas e possui um custo baixo de produção”, explicou, reforçando que o aumento da produção também torna a carne mais acessível, a preços mais baixos para elevar o consumo.

Ainda nesta segunda-feira (31) o encontro discute a implantação do Código de Conduta para Pesca Responsável. Nesta terça-feira (1º), a ministra Ideli Salvatti se reúne com a Noruega para discutir maior aproximação e relacionamento bilateral com aquele país. Outro assunto que toma atenção do encontro é a eleição do novo presidente da entidade, prevista para julho e disputada, entre outros, pelo brasileiro José Graziano da Silva.


Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura



24/02/2011 16:21


Artigos Relacionados


Ministra da Pesca divulga carta para setor aquícola

Ministra da Pesca fala da repercussão dos cortes orçamentários nas políticas públicas para o setor

Ministra discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Estados devem desenvolver ações específicas para moradores de rua, diz ministra

Investimentos irão promover a pesquisa e desenvolver a indústria da pesca

Ministra da pesca pede agilidade para concessão de licenças ambientais