Ministra de Direitos Humanos diz que número de homossexuais assassinados no Brasil é “absurdo”



De acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o número de homossexuais assassinados todos os anos no Brasil é “absurdo”. Segundo a ministra, a intenção do governo é reduzir o número de casos até a segunda quinzena de dezembro deste ano, quando ocorre a 2ª Conferência Nacional LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

Para Maria do Rosário, embora o governo venha enfrentando a homofobia, atuando para reduzir o preconceito e a violência contra homossexuais, o País ainda precisa “fazer uma grande investida” contra manifestações preconceituosas que, segundo ela, muitas vezes acabam por levar ao assassinato de homossexuais e à impunidade dos criminosos.

Sem citar nomes, Maria do Rosário criticou políticos que, segundo ela, se valem do fato de não terem que responder à Justiça Comum por crimes como homofobia para expressar o preconceito. “É um absurdo o comportamento homofóbico de algumas autoridades que fazem o discurso da violência contra homossexuais e permanecem impunes, utilizando indevidamente a imunidade parlamentar”.

Na segunda-feira (4), o Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou relatório que mostra que, no Brasil, um homossexual é morto a cada 36 horas e que esse tipo de crime aumentou 113% nos últimos cinco anos. Em 2010, foram 260 mortos. Apenas nos três primeiros meses deste ano foram 65 assassinatos. A organização não governamental promete denunciar o governo brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU) por crime de prevaricação e lesa humanidade contra os homossexuais.

Nesta terça (5), após participar de uma conferência da Escola Superior do Ministério Público da União para discutir a experiência internacional da criação de comissões responsáveis para apurar crimes contra os direitos humanos cometidos durante regimes autoritários, as chamadas Comissões da Verdade, a ministra convidou os representantes do Grupo Gay da Bahia ao diálogo.


Fonte:
Agência Brasil

 

05/04/2011 20:29


Artigos Relacionados


Câmara realiza seminário para debater direitos humanos dos homossexuais

Fátima Cleide: mais de 2.500 homossexuais e transexuais foram assassinados nos últimos 15 anos

Ministra discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Ministra destaca ações de garantia dos direitos humanos

Ministra apresenta Fórum Mundial de Direitos Humanos

“Queremos consolidar uma cultura de Direitos Humanos”, diz ministra