Ministra Matilde Ribeiro participa de audiência pública sobre racismo



A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, participará de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (22) para debater questões relativas ao racismo e à violência ligada ao preconceito racial.

Matilde Ribeiro deverá falar também sobre dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que mostram que o ingresso de pessoas que se declaram negras ou pardas no ensino superior subiu na última década de 18% para 30% nas redes de ensino pública e privada. Essas informações foram divulgadas pela secretaria na Internet.

Na preparação para comemorar a abolição da escravatura no próximo dia 13 de maio, o Senado deverá criar uma comissão temporária destinada a discutir "a herança da escravidão no Brasil". A proposta, que será submetida ao Plenário, já foi aprovada pela CDH.

O senador Paulo Paim disse que a comissão vai tratar das questões atinentes aos 120 anos da "abolição não concluída". Até13 de Maio de 2008, quando se completa 120 anos da abolição, os parlamentares deverão examinar os projetos considerados mais importantes, em tramitação no Congresso Nacional, que tratam de diversas questões relacionadas ao preconceito racial.



19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra Matilde Ribeiro poderá ser convidada a explicar à comissão declaração polêmica

Garibaldi: decisão sobre a ministra Matilde deve basear-se na apuração dos fatos

Ministra Maria do Rosário participa de audiência sobre sequestro internacional de crianças

Ministra do Meio Ambiente participa na quinta-feira de audiência sobre a reforma do Código Florestal

Ministra participará de audiência pública sobre encontro no Japão

Audiência pública sobre caso Varig não terá participação de ministra da Casa Civil