Ministro da Defesa fala à CRE sobre avião francês
O ministro da Defesa, José Viegas Filho, deverá explicar às 18h30 desta quarta-feira (20) aos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) as circunstâncias que envolveram o pouso e a liberação, no dia 9 de julho, de uma aeronave francesa no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM).
O requerimento para a reunião foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR). O avião militar francês, um Hércules C-130, permaneceu 96 horas em solo brasileiro. Segundo denúncia publicada pela revista Carta Capital, o objetivo da missão seria negociar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação da ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt. A revista também levantou a possibilidade de a aeronave estar carregada de armamentos.
A embaixada francesa contesta a versão divulgada pela revista brasileira e garante que os tripulantes do Hércules C-130, militares e diplomatas da França, tinham como objetivo atender a um apelo de familiares da senadora e de outros reféns por ajuda humanitária. Os franceses também negam que o avião estaria carregado de armas.
18/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro vai explicar pouso de avião francês no aeroporto de Manaus
CRE vai ouvir embaixadores e ministros sobre avião francês na Amazônia
Ministro da Integração fala em comissão sobre ações de defesa civil
Ministro da Defesa visita estaleiro francês envolvido na construção dos novos submarinos brasileiros
Arthur Virgílio acompanha reunião de familiares de vítimas do avião da TAM com ministro da Defesa
Filósofo francês fala sobre riscos do ‘apolitismo’ para a democracia