Ministro da Pesca é recebido por Garibaldi e defende criação do ministério



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, recebeu, na manhã desta quarta-feira (6), o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca que acaba de ser transformada em ministério por medida provisória (MP 437/08) enviada pelo governo ao Congresso. Em entrevista, à saída da audiência, o ministro disse que está conversando com as lideranças e os presidentes das duas Casas do Legislativo a respeito dessa iniciativa e que Garibaldi prometeu empenho na aprovação da MP.

- O ministério foi criado porque há a necessidade de impulsionar rapidamente a produção de pescados no Brasil. Daí por que se justifica essa medida provisória. Criado o ministério, vamos realizar concurso público e vamos aumentar a estrutura para a produção de pescados no país. Nós conversamos com o presidente do Senado e ele entende a importância de dotar esse setor de uma estrutura mais sólida, mais consolidada. Ele terá empenho na aprovação dessa MP - disse Gregolin.

O ministro respondeu às críticas dos jornalistas referentes à criação desse ministério por medida provisória, lembrando que esse é um instrumento legal, previsto na Constituição. Disse também que o aumento da produção de pescados é um assunto urgente e relevante, até porque há acentuado crescimento na demanda por peixes não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

- Só no ano passado, doze por cento do consumo de pescados no Brasil foi importado. Há um aumento de consumo e de demanda a nível mundial e esse setor foi historicamente esquecido. A estruturação do ministério vem exatamente no sentido de dar uma condição de desenvolver uma política de Estado para o setor. Ou seja, uma estrutura que tenha continuidade no tempo - argumentou o ministro.



06/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da CCJ aceitam criação de Ministério da Pesca

Aprovada proposta de criação de Ministério da Aquicultura e Pesca

Gregolin agradece apoio de Sarney na criação do Ministério da Pesca

Ministro de Aqüicultura e Pesca defende uso de cartões corporativos

Ministério da Pesca começa a emitir licenças para pesca da tainha

Arthur Virgílio destaca acordo para a criação de lei da pesca e de ministério para o setor