Ministro da Saúde deve participar de audiência conjunta no Senado
Blairo Maggi (D), ao presidir a reunião da CMA nesta terça-feira
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve participar de audiência conjunta nas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Assuntos Sociais (CAS). Requerimento propondo o debate na CMA foi aprovado nesta terça-feira (18) e se soma a convite ao ministro já aprovado na CAS.
Na CMA, o requerimento foi apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que quer saber qual é a relação do novo ministro com empresa de consultoria na área da saúde que presta serviços para municípios paulistas. Segundo observou o senador, Chioro deixou a empresa, mas transferiu suas cotas à esposa, o que, para Aloysio Nunes, indicaria que o ministro mantém interesse no negócio.
Conforme Humberto Costa (PT-PE), o ministro já havia manifestado interesse em debater no Senado seus planos para a pasta, o que motivou a aprovação da audiência pública na CAS. Com a audiência conjunta, diz o líder do PT, os senadores poderão não só conhecer as prioridades e programas do Ministério da Saúde, mas também questionar o ministro sobre outros assuntos.
Populações indígenas
Também foi aprovado requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) de realização de audiência pública com a presidente da Fundação Nacional dos Índios (Funai), Maria Augusta Boulitreau Assirati, para discutir políticas públicas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Ele sugere que sejam abordados aspectos como a qualidade de vida dos índios, proteção aos grupos isolados e de recente contato, regularização de terras indígenas e conflitos pelo uso das terras.
Repasses de recursos
Por iniciativa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), a CMA solicitará ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de auditoria sobre repasses de recursos do governo federal para associações indígenas.
A senadora quer explicações sobre o uso de recursos pelas associações Indígenas Akwe, Kanhru, Mavutsinin, Xerente, Tupiniquim, Guarani e Tambe de Tome Açú, bem como pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Conselho Indígena de Roraima e Operação Amazônia Nativa.
Conforme a parlamentar, as instituições receberam, entre 2005 e 2013, R$ 72,6 milhões, a maior parte repassada pelo Ministério da Saúde. Ela quer informações sobre a forma de utilização dos recursos, para que a CMA possa avaliar se foram empregados de forma regular e eficiente no atendimento à população indígena.
Usinas
Ainda na reunião desta terça-feira, a CMA aprovou requerimento para debate sobre as dificuldades do escoamento de grãos e as vantagens de instalação de usinas próximas às áreas de plantio, para transformação, por exemplo, de milho em etanol. A audiência será conjunta com as Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Serviços de Infraestrutura (CI). A participação da CMA no debate foi proposta pelo presidente da comissão, Blairo Maggi (PR-MT).
Serão convidados para o debate representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Minas e Energia, além das Confederações Nacional da Agricultura e da Indústria.
Aeroporto de Belém
Preocupados com as condições da pista principal do Aeroporto de Belém, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) aprovaram requerimento na CMA para que autoridades do setor aéreo expliquem por que a pista reformada recentemente não apresenta condições de receber voos em dias de chuva.
No requerimento, os senadores sugerem que sejam convidados Antonio Gustavo Matos do Vale, presidente da Infraero; Marcelo Pacheco dos Guaranys, presidente da Anac; Paulo Rogério Licati, gestor da Comissão de Fadiga da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac); Marcelo Ceriotti, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas; e Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).
18/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCT vai participar de audiência conjunta para debater o programa Mais Médicos
Público poderá participar de audiência com ministro Fernando Pimentel
Ministro das Cidades deve detalhar programa habitacional em reunião conjunta da CAS e da CMA
Maria da Conceição Tavares deve participar de audiência com senadores
SERRA DEBATERÁ CORTES NAS VERBAS DA SAÚDE EM AUDIÊNCIA CONJUNTA
Governador de Roraima deve participar de audiência sobre conflitos na reserva Raposa Serra do Sol