Ministro das Cidades deve detalhar programa habitacional em reunião conjunta da CAS e da CMA



Além de explicar porque o governo federal devolveu, ao final de 2008, US$ 57 milhões emprestados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de saneamento, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, deverá esclarecer os detalhes do programa Minha Casa, Minha Vida, na reunião de que participará nesta semana no Senado. A audiência pública conjunta será realizada na próxima quarta-feira (1º), às 10 horas pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O requerimento é dos senadores Efraim Morais (DEM-PB) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

Na opinião de Efraim, manifestada durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na semana passada, é um contrassenso que o governo lance um programa habitacional, tendo autorizado, recentemente, a devolução de parte dos recursos (US 57 milhões) emprestados pelo BID para o Programa de Ação Social em Saneamento (PASS). Segundo informou o senador, o convênio com o BID teve início em 2004 e previa contrapartida dos estados, contemplando 129 municípios com obras de saneamento básico. Depois, narrou Efraim, esse número foi reduzido para seis localidades, tendo o governo, ao final, resolvido devolver os recursos ao banco. Para Efraim, o programa Minha Casa, Minha Vida tem objetivos eleitoreiros, pois beneficiará poucos municípios. Ele disse que na Paraíba, apenas três cidades poderão se candidatar aos financiamentos do plano.

A senadora Marisa Serrano quer explicações sobre a devolução dos recursos ao BID, mas também deverá argüir o ministro sobre o programa habitacional. Ela é autora de um requerimento para criação de uma comissão temporária externa para acompanhar a execução do programa lançado pelo governo na quarta-feira (25) passada. Segundo Marisa, o Senado deve cumprir seu papel fiscalizador das ações do Executivo, especialmente no que tange ao acompanhamento da aplicação dos R$ 34 bilhões anunciados para o programa.

Efraim Morais também participará do encontro representando a CI já que foi indicado para isso, ao lado dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) pelo presidente daquela comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

30/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Saúde deve participar de audiência conjunta no Senado

Programa habitacional deve priorizar quem perdeu casa em catástrofe

Ministro abre 40ª Reunião do Conselho das Cidades

CMO deve votar convocação do ministro das Cidades para esclarecer liberação de emendas

"LEI PELÉ" É APROVADA EM REUNIÃO CONJUNTA DA CCJ, CAS E CE

REUNIÃO CONJUNTA DA CCJ, CAS E CE IRÁ ANALISAR A 'LEI PELÉ'