Ministro da Saúde visita Garibaldi e defende regulamentação da Emenda 29



Em audiência com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, na tarde desta terça-feira (25), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define percentuais mínimos de recursos a serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde pela União, estados e municípios.

Em entrevista à imprensa após o encontro, Temporão disse que existe uma forte mobilização da sociedade para a regulamentação da matéria. No entanto, o ministro da Saúde preferiu não comentar se temas como a reforma tributária, além das eleições municipais que ocorrerão no segundo semestre, poderão atrasar a discussão da proposta.

A Emenda 29 é regulamentada por substitutivo do senador Augusto Botelho (PT-RR) a projeto de lei (PLS 121/07) do senador Tião Viana. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara, estipula que a União deve aplicar em saúde, a cada ano, 10% de sua receita corrente bruta, e que o rateio desses recursos entre estados, Distrito Federal e municípios deve levar em conta sua população. O texto mantém em 12% o percentual aplicado em saúde pelos estados, e em 15% o percentual aplicado pelos municípios.



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em Nova York, ministro da Saúde defende aprovação da regulamentação da Emenda 29

Garibaldi pede regulamentação da emenda com recursos para a saúde

Garibaldi defende discussão das duas propostas sobre regulamentação da emenda 29

Jucá defende regulamentação da Emenda da Saúde só em 2012

Paim defende regulamentação da Emenda 29 para ampliar recursos da saúde

Secretários de Saúde buscam regulamentação da Emenda 29