Secretários de Saúde buscam regulamentação da Emenda 29



O presidente interino do Senado, Tião Viana, recebeu na manhã desta quarta-feira (24) secretários municipais e estaduais de saúde, preocupados em ver aprovada a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define os percentuais mínimos a serem aplicados em serviços públicos de saúde. Tramitam no Congresso dois projetos regulamentando a matéria, um do deputado Roberto Gouveia, outro do próprio Tião Viana.

Em mobilização pelas duas Casas do Congresso, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, presidido por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, presidido pelo deputado Osmar Terra, tentavam articular um entendimento entre Senado e Câmara para que um dos projetos fosse votado. A expectativa é que o Senado vote ainda nesta quarta-feira (24) sua iniciativa e a envie para a deliberação da Câmara.

O projeto de Tião Viana prevê que a União deve aplicar em saúde, a cada ano, 10% de sua receita corrente bruta. O objetivo do senador é reduzir as disparidades regionais identificadas no sistema atual, que favorece as unidades federadas com redes de saúde maiores e mais avançadas do ponto de vista tecnológico, em detrimento dos estados e municípios, com redes menos desenvolvidas.

Hoje, a emenda 29 já prevê que os municípios devem aplicar 15% da receita tributária líquida em saúde, e os estados, 12%. Já a União vem aumentando a aplicação de recursos em saúde de acordo com a evolução do Produto Interno Bruto (PIB). A regulamentação pretende alterar os critérios de aplicação dos recursos da União, definir o que é de fato gasto com saúde e estabelecer punições para governantes que descumprirem a regra.



24/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova regulamentação da emenda constitucional da saúde

Jucá defende regulamentação da Emenda da Saúde só em 2012

Rosalba pede pressa na regulamentação da emenda da saúde

Ferraço avalia resultados da regulamentação da Emenda 29 no setor de saúde

Garibaldi pede regulamentação da emenda com recursos para a saúde

Ministro da Saúde visita Garibaldi e defende regulamentação da Emenda 29