Ministro debaterá vale-cultura em audiência pública
O projeto que institui o vale-cultura (PLS 221/09) será debatido, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, em audiência pública conjunta de quatro comissões permanentes do Senado. Nesta quarta-feira (18), duas aprovaram a realização do debate: a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a de Assuntos Sociais (CAS). Requerimento semelhante já havia sido aprovado pelas Comissões de Educação Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE). A reunião deve ocorrer no próximo dia 24.
A instituição do vale-cultura, no valor mensal de R$ 50, tramita em regime de urgência constitucional e, portanto, terá que ser votada pelo Senado até 12 de dezembro, caso contrário, passará a bloquear as votações do Plenário até a sua deliberação. Com o vale, o trabalhador poderá ir a shows musicais, espetáculos de dança e fazer visitas a museus. Além disso, poderá adquirir produtos culturais como livros e CDs.
Enviado ao Congresso pelo Executivo, o projeto estabelece que o vale-cultura será fornecido aos trabalhadores pelas empresas que aderirem ao Programa Cultura do Trabalhador, instituído também por esta mesma norma. Para tal, as empresas poderão deduzir, até o exercício de 2014, o valor despendido com a aquisição do benefício na proporção de 1% do Imposto de Renda devido. O valor total das deduções do IRPJ deverá ser fixado anualmente na lei de diretrizes orçamentárias.
18/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Audiência debaterá desenvolvimento econômico do Vale Taquari
CI debaterá agências reguladoras em audiência pública
Audiência pública debaterá convergência tecnológica
Audiência pública debaterá reestruturação das polícias
CCJ DEBATERÁ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA REFORMA ADMINISTRATIVA
Audiência pública debaterá 13 anos da Lei de Diretrizes e Bases