Ministro do Planejamento explica orçamento ao Congresso



O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, comparecerá nesta quinta-feira (18), às 10h, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para explicar aos deputados e senadores o projeto do orçamento federal para 2008. A reunião será presidida pelo senador José Maranhão (PMDB-PB).

A presença do ministro ocorre no momento em que o Democratas, partido de oposição, questiona no Supremo Tribunal Federal a decisão do Executivo de incluir no Orçamento de 2008 R$ 39 bilhões a serem arrecadados pela Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O partido argumenta que a CPMF será extinta no dia 31 de dezembro próximo e, assim, o governo não poderia contar com essa receita.

O governo, por sua vez, apresentou ao Congresso proposta de emenda constitucional que prorroga a cobrança da contribuição até o final de 2011. A emenda já foi aprovada na Câmara e, nesse momento, encontra-se sob exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. O governo pondera que a CPMF foi incluída no projeto orçamentária como "receita condicionada".



17/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento ouve ministro do Planejamento

MINISTRO DO PLANEJAMENTO GARANTE A ACM ENTREGA DE ORÇAMENTO NO PRAZO

MINISTRO EXPLICA NA COMISSÃO DE ORÇAMENTO RETENÇÃO DE RECURSOS PARA ESTE ANO

Ministro do Planejamento deve explicar LDO à Comissão de Orçamento na terça-feira

Ministro do Planejamento poderá vir ao Congresso em 8 de maio para discutir a LDO

Ministro do Planejamento entrega a Sarney proposta do Orçamento da União para 2004