Ministro Edson Santos convida Sarney para conferência sobre igualdade racial
O presidente José Sarney deverá participar da abertura da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (2ª Conapir), que será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, às 18h do próximo dia 25. O convite para a solenidade foi entregue pelo próprio ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial.
- O senador José Sarney, quando presidente da República, foi um homem que contribuiu muito para o Brasil chegar nesse nível de tratamento da população negra. Foi ele, por exemplo, quem criou a Fundação Cultural Palmares e também quem sancionou a lei que qualificou o racismo como crime inafiançável e imprescritível - afirmou o ministro Edson Santos.
Logo após sair do gabinete do presidente do Senado, no começo da noite desta quinta-feira (18), o ministro revelou que também pediu a Sarney que utilize sua liderança para apressar a votação do projeto de Lei da Câmara, o PLC 180/08, que estabelece cotas raciais, sociais e econômicas nas universidades públicas e escolas técnicas. A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Segundo Edson Santos, José Sarney é um defensor do projeto de cotas. O ministro lembrou que foi o atual presidente do Senado que, em 1999, foi o primeiro senador a apresentar um projeto propondo a criação de um estatuto da igualdade racial.
- Há, na sua vida pública, um compromisso com a causa - disse.
18/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edson Santos pede a Sarney pressa no Estatuto da Igualdade Racial
Paim saúda posse de Edson Santos como ministro da Igualdade Racial
Edson Santos volta a pedir urgência para Estatuto da Igualdade Racial
Ministro Edson Santos debate questão racial no país na TV Senado
Conferência sobre igualdade racial cria portal para disponibilizar informações
Edson Santos conversa com Sarney sobre cotas universitárias para negros