Ministro Fernando Pimentel será convidado a debater comércio entre Brasil e Argentina



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, será convidado para debater a situação comercial entre o Brasil e Argentina em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O requerimento, apresentada pelo presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), foi aprovado nesta quinta-feira (11).

Ferraço observou que, ao participar de debate na CRE na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, apontou Pimentel como a melhor fonte de dados relacionados ao assunto. De acordo com ele, em temas comerciais, a “interlocução privilegiada” seria com seu colega Pimentel.

Ainda assim, em avaliação geral, Patriota admitiu que o desempenho do comércio bilateral entre os dois países é considerado “bem menos do que satisfatório”. As exportações brasileiras para o país vizinho teriam chegado a cair 20% no ano passado.

Patriota também manifestou preocupação com sinais de um desvio de comércio na Argentina em benefício de outros países, na contramão do empenho brasileiro em fortalecer o comércio dentro do Mercosul.



11/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patriota e Pimentel serão convidados para debater comércio com Argentina e situação de 'brasiguaios'

Ministro da Justiça será convidado a debater demarcação de reservas indígenas

Ministro será convidado a debater licitação para terminal do porto de Aratu

Suplicy elogia eliminação do dólar no comércio entre Brasil e Argentina

Suplicy elogia decisão de eliminar dólar no comércio entre Brasil e Argentina

Brasil e Argentina poderiam caminhar para o livre comércio no setor automotivo, diz ministro