Ministro Padilha comemora aprovação da PEC que permite médicos militares no SUS



Depois de acompanhar a votação da Proposta de Emenda Constitucional 122/2011, que permite aos médicos militares atuarem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou a aprovação da matéria no Senado por unanimidade.

- Isso pode viabilizar um conjunto de médicos do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e outros médicos que trabalham em corporações militares dos estados para atender à população pelo SUS – disse.

O ministro explicou que a PEC pode autorizar o aproveitamento também do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar nos estados. Os profissionais podem trabalhar em horários alternativos e plantões de fim de semana, atendendo em postos de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs), por meio de contratos temporários com prefeituras ou governos estaduais.

- Tem vários médicos da carreira militar que são especialistas, então pode ser uma oferta de radiologistas, ginecologistas, obstetras, e médicos para tratamento do câncer – observou.

Padilha também destacou que a medida atende principalmente às regiões de fronteira, à Amazônia e ao interior do país, que são exatamente as áreas em que há batalhões das três Forças Armadas.

A proposta ainda prioriza a oferta de profissionais brasileiros à população que mais precisa, ressaltou o ministro, ao enfatizar que esses médicos militares não vão participar de editais, ou receber qualquer tipo de bolsa.

A PEC foi encaminhada para votação na Câmara dos Deputados, e o ministro prometeu continuar a conversar com os líderes partidários também naquela Casa.

- Para que a gente possa aprovar o mais rápido possível – disse.



07/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Padilha diz confiar na aprovação da MP do Mais Médicos

PEC permite atuação de médicos militares no SUS

Plenário vota PEC que permite a médicos militares trabalharem no SUS

Militares pedem agilidade na aprovação de projeto que permite reforma por esclerose múltipla

Eduardo Lopes comemora promulgação da emenda que beneficia médicos militares

Dilma comemora aprovação da MP do Mais Médicos na Câmara