MIRANDA CONCLAMA CONGRESSO A CONCLUIR REFORMAS QUE FORTALECERÃO O PLANO REAL



O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) conclamou os parlamentares aenfrentarem o desafio representado pelas "atuais circunstâncias, promovendo o entendimento das duas Casas do Congresso Nacional, bem como das diferentes facções políticas, para apressar as votações das reformas administrativa, previdenciária e tributária, indispensáveis ao fortalecimento do Plano Real".

Ele disse que "merece aplauso a prontidão e a firmeza com que o governo brasileiro reagiu às ameaças de desvalorização da moeda nacional". O resultado da perda de controle sobre a taxa cambial, conforme observou, traria graves conseqüências, como a redução da credibilidade junto aos investidores estrangeiros, migração de capitais para o exterior, possível retorno do processo inflacionário e outros problemas econômicos.

Na opinião de Gilberto Miranda, a política de juros altos não pode durar muito e a redução da vulnerabilidade exige a realização das reformas que trarão o almejado equilíbrio fiscal ao Estado brasileiro.

O senador destacou que, sendo mais enxuto e eficiente, o Estado pode vir a apresentar superávit, em lugar do déficit crônico, e passar a fazer os investimentos que são importantes para o país. A redução da dívida pública interna, por outro lado, livrará o governo da condição de refém da política de juros altos que ele próprio estabelece, frisou. Isso tudo, no entanto, depende da conclusão do processo de reformas, acrescentou.

- Não devemos pôr a perder um plano econômico que se vem mostrando o mais sólido e eficaz de quantos este país já adotou, por pura acomodação ou por temer levá-lo às suas últimas e necessárias conseqüências - disse ele.



07/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM ANUNCIA MOBILIZAÇÃO DO CONGRESSO PARA CONCLUIR REFORMAS

JUVÊNCIO CONCLAMA CONGRESSO A VOTAR REFORMAS COM RAPIDEZ

Plano Real: Cyro Miranda cobra reconhecimento do PT

Congresso celebra 20 anos do Plano Real

Congresso comemora os 20 anos do Plano Real

Congresso celebra 15 anos do Plano Real