MIRANDA ELOGIA AÇÕES DE SAÚDE DO GOVERNO FEDERAL NO AMAZONAS
O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) elogiou os programas de saúde implantados pelo governo federal na região Norte. Ele destacou o Projeto para Redução da Mortalidade Infantil (PRMI), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), o Projeto de Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde (Reforsus) e os Programas de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores na Região Amazônica. O pronunciamento do senador faz parte de uma série que ele denominou "Amazonas em foco", sobre temas de relevância para o estado.
O PRMI, em execução desde 1992, visa melhorar a qualidade de vida da população infantil, em áreas de baixa renda. Desdobra-se em outros programas, como o de Suplementação Alimentar Leite é Saúde, o Nacional de Imunização (PNI), o Monitoramento de Doenças Diarréicas Agudas e Ações de Saneamento Básico e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).
Para o senador, o Pacs merece atenção especial, por contar com agentes da própria comunidade, familiarizada com a realidade local. Segundo ele, esses agentes contribuem para diminuir a demanda dos hospitais, já sucateados e sobrecarregados.
Já o Reforsus visa melhorar a capacidade de atendimento do SUS e promover inovações na administração do setor de saúde. Gilberto Miranda disse que o programa tenta resgatar a capacidade operacional e gerencial do SUS, a partir da recuperação física e tecnológica da rede. Tem como prioridades a assistência ao parto e as urgências e emergências.
Os Programas de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores na Região Amazônica, mantidos pela Fundação Nacional de Saúde (FNS), atuam na prevenção, assistência e controle de doenças como a malária, a febre amarela, a dengue, a esquistossomose, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral, a oncocercose e a filariose linfática. Segundo o senador, o combate é feito com borrifação de inseticidas, vacinação, exames laboratoriais, tratamento de casos, realização de obras de saneamento, educação para a saúde e manutenção de sistemas de vigilância epidemiológica e entomológica.
- Se esse enfoque tivesse sido priorizado há mais tempo, sem dúvida muitas das doenças preveníveis, que ainda acometem milhares de cidadãos brasileiros, principalmente os das camadas mais carentes, minando, muitas vezes, irreversivelmente sua saúde, já poderiam ter sido controladas e até mesmo erradicadas em nosso país - observou o senador.
07/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias elogia ações do governo federal em prol dos municípios
Fátima Cleide ataca governador de Rondônia e elogia ações do governo federal no estado
Mozarildo elogia ações do governo federal para reativar o programa Calha Norte
Sérgio Souza destaca ações do governo federal na área da saúde
Governo federal prepara série de ações para reforçar saúde na região Nordeste
Amazonas recebe mais de R$ 52 milhões para ações em saúde