MIRANDA PROPÕE FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA NACIONAL
- A prova de que temos muito o que melhorar é a nossa pequena exportação. Exportamos somente 1% do que produzimos. As exportações brasileiras de frutas alcançam apenas US$ 180 milhões por ano. Ora, só Chile exporta 1 bilhão de dólares. O nó que temos que desatar é o da qualidade e da superação das barreiras fitossanitárias impostas pelos países importadores - disse.
As discussões e resoluções tomadas em recente reunião da Comissão Nacional de Fruticultura, em Brasília, com o objetivo de modernizar a atividade indicam, na avaliação do senador, uma virada, a curto prazo, decisiva nas perspectivas do setor.
- O Brasil tem um produção de 312 milhões de toneladas de frutas ao ano. Somos o terceiro produtor do mundo; perdemos apenas para a China e a Índia. Mas nossa maneira de produzir e de comercializar precisa modernizar-se - avaliou.
Para Mauro Miranda, o Brasil precisa definir os limites mínimos de resíduos agrotóxicos que podem ficar nas frutas, e de uma fiscalização eficaz sobre o uso defensivos e de fertilizantes, o que tornaria o produto brasileiro mais competitivo. O senador salientou que, nos países europeus, as frutas tropicais têm os limites mínimos de resíduos admitidos para o consumo humano claramente definidos em legislação específica.
02/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda defende fortalecimento da indústria nacional
Congresso Nacional de Fruticultura será realizado em Natal (RN)
Comitê propõe fortalecimento de programa de tecnologia
Ricardo Santos propõe o fortalecimento das cooperativas de leite para reverter dificuldades do setor
SENADOR DEFENDE FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL
Suassuna defende fortalecimento da marinha mercante nacional