Cyro Miranda defende fortalecimento da indústria nacional
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) fez um alerta em Plenário, nesta quarta-feira (16), para a necessidade de o governo definir com urgência uma política agressiva de inovação tecnológica para o setor industrial brasileiro.
Em sua avaliação, caso o país não implemente rapidamente uma política efetiva de defesa da indústria nacional, via aumento da competitividade das empresas brasileiras, vai correr o sério risco de ver desaparecer seu parque industrial, erguido com muitos sacrifícios ao longo de décadas.
Na visão de Cyro Miranda, o processo de desindustrialização por que passa o Brasil não pode ser resolvido apenas com medidas paliativas, como, por exemplo, os incentivos fiscais de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedidos pelo governo para geladeiras e máquinas de lavar roupas.
Citando dados publicados em reportagem da revista IstoÉ Dinheiro, ele lamentou o fato de o setor industrial brasileiro ter reduzido sua participação no Produto Interno Bruto, passando de 30% em meados dos anos oitenta, para 14,6% em 2011.
— Se o governo da presidente Dilma não mudar o discurso e buscar com os setores da indústria brasileira desenhar uma política agressiva e centrada em desenvolvimento tecnológico, corremos o risco de voltar a ser uma república de bananas — alertou.
16/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda defende extinção do voto secreto no Congresso Nacional
Cyro Miranda homenageia Serviço Social da Indústria da Construção Civil
Mauro Miranda defende adoção de medidas para fortaleçer indústria leiteira nacional
Cyro Miranda defende criação da CPI da Petrobras
MIRANDA PROPÕE FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA NACIONAL
Cyro Miranda cobra do governo uma política nacional para a dependência química