Missão ao México rende US$ 31 milhões em negócios para empresas brasileiras
A Missão Empresarial do Brasil ao México terminou na quarta-feira (15) com uma expectativa de negócios de US$ 31 milhões a serem negociados durante os próximos 12 meses. As 40 empresas brasileiras integrantes da comitiva tiveram 345 reuniões com 280 compradores mexicanos durante a rodada de negócios na Cidade do México, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Na abertura do evento, o secretário executivo do Mdic, Alessandro Teixeira, destacou que a relação comercial entre o Brasil e o México tem um grande potencial a ser explorado. “A balança comercial entre os dois países é bem equilibrada, mas não chega aos US$ 8 bilhões. Tem crescido fortemente nos últimos anos, mas pode ser incrementada a partir de iniciativas como essa missão, em que as empresas são incentivadas a plantar sementes e criar oportunidades que serão fundamentais para fortalecer as relações e ampliar o intercâmbio comercial”, explicou.
O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, lembrou que os encontros de negócios são fundamentais para criar o ambiente ideal para as empresas brasileiras participarem do bom momento da economia mexicana, que está em plena recuperação pós-crise. “O México é a 11ª economia mundial e deverá crescer 4,5% neste ano. Seu grande mercado consumidor, com 110 milhões de habitantes, e sua localização geográfica próxima aos Estados Unidos são fatores que agregam ainda mais valor ao potencial de mercado que o país representa para as empresas brasileiras”.
O diretor da Confederação Nacional da Indústria, Carlos Eduardo Abijaodi, destacou que o México assumiu lugar de destaque na agenda de prioridades internacionais do setor privado brasileiro e da indústria em particular. “Dois países desse porte, com tantas identidades e interesses, não podem aceitar a consolidação de uma relação bilateral modesta, e esta missão está nos ajudando a melhor avaliar interesses econômicos e comerciais e a pesquisar parcerias”, disse.
Durante dois dias, as empresas dos setores de tecnologia da informação, moda, máquinas e equipamentos médicos, agrícolas e industriais, casa e construção e alimentos e bebidas participaram de rodadas de negócios com compradores mexicanos e fizeram visitas a empresas locais. Além do evento, a Apex-Brasil também realizará, de 15 a 22 de junho, uma missão prospectiva de inteligência comercial, que servirá de suporte à elaboração de um estudo de oportunidades no México, a ser lançado em julho de 2011.
Negócios
Para os empresários, a oportunidade abriu possibilidades concretas de negócios. É o caso da Politorno, exportadora de móveis prontos para montar, que iniciou a negociação com o comprador local da rede Walmart. “Já somos fornecedores do Walmart em outros países, como Argentina, Chile, Honduras e Guatemala, e agora estamos prestes a entrar com nosso produto no México”, informou o diretor da empresa, César Nepomuceno. “Esperamos fechar, nos próximos meses, um contrato que pode movimentar até US$ 1 milhão por ano”, completou.
Do setor de tecnologia da informação, a Busser Consulting participou, pela primeira vez, de uma missão empresarial em busca de seu primeiro contrato de exportação de software para a indústria de peças automotivas, agrícolas e aeronáuticas. “Estamos apostando no mercado de autopeças e escolhemos começar pelo México, porque o país tem uma forte indústria montadora de automóveis. Participamos de 11 reuniões, sendo quatro muito interessantes e que podem gerar negócios nos próximos meses”, explicou o representante da empresa, Denis Rech.
Leonardo Fares, diretor da Concept Technologies, também encerrou a rodada de negócios bastante animado. “Trabalhamos com softwares de gestão de operação de sistemas elétricos, e o processo de venda do nosso produto demora, em média, seis meses, porque precisamos customizar o projeto para cada cliente. No entanto, durante esta missão, recebemos empresas muito bem selecionadas e qualificadas para o nosso foco de negócios e temos fortes possibilidades de negociar com grandes consumidores de energia no México”, avaliou.
A empresária Eleni Nunes participou, pela primeira vez, de uma missão organizada pela Apex-Brasil/Mdic e também busca sua primeira exportação de semijoias e pedras brasileiras. “Antes da missão, visitamos o México e investimos em peças com design desenvolvido exclusivamente para esse mercado. Nosso produto despertou tanto interesse que, além das oito reuniões agendadas, apareceram outros cinco interessados no produto, inclusive uma empresa alemã que faz consultoria a fábricas mexicanas de joias. Com certeza, fecharemos alguma venda, pois estamos com três negócios bem encaminhados”, informou.
Fonte:
Apex-Brasil
16/06/2011 11:15
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